YORUBÁ - VOCABULÁRIO TEMÁTICO DO CANDOMBLÉ - MÁRCIO DE JAGUN
Litteris - p.1240 16x23cm - ISBN 978-85-374-0318-1
Código: 821
Referência: 04/2017
A vista por:
189,90
Em consulta pelo email: vendas@livrarialitteris.com.br

Produto não disponivel via Internet

Descrição

Exigindo constantes buscas e aprofundamentos para o entendimento necessário e uma participação consciente, a cultura e a religião afro-brasileira tem ganhado cada vez mais pesquisas e pesquisadores sérios sobre suas temáticas. Dentre essas pesquisas e pesquisadores, está a original obra de Márcio de Jagun, YORUBÁ - VOCABULÁRIO TEMÁTICO DO CANDOMBLÉ. Uma importante ferramenta para a utilização e compreensão do idioma iorubá, trazido junto com a cultura dos ancestres africanos e falado nos Candomblés, este livro coloca esta língua peculiar ao alcance de todos, pois analisa expressões devidamente separadas por assuntos, costumes e práticas, o que motiva um entendimento organizado de forma simples e de fácil entendimento. Através de explicações detalhadas, este vocabulário temático do Candomblé é uma contribuição indispensável aos estudos afros e seus inúmeros cargos, rituais, expressões e saudações, que são aqui descritos, explicados e grafados adequadamente, preservando e enaltecendo o idioma iorubá. Além dos termos litúrgicos, o autor discorre sobre a teologia, os itãns, os mitos, as lendas e a filosofia que estão contidas em cada verbete, tornando a obra bastante abrangente e completa. Este vocabulário temático permite manejar o iorubá com facilidade, consultando as palavras por assuntos, resgatando termos que estavam em desuso e também trazendo luzes sobre diversas palavras usadas na prática dos terreiros.

 

DIFERENCIAIS DO LIVRO

“Primeiro vocabulário Yorùbá organizado por assuntos, facilitando a consulta pelo tema de interesse.”

“Mais de 10 mil verbetes selecionados em Português-Yorùbá e em Yorùbá-Português.”

“Livro elaborado em 50 capítulos temáticos, traduzindo e explicando: ritos, saudações, comidas litúrgicas, ervas rituais, cargos hierárquicos, etc.”

“Esclarecimentos teológicos e filosóficos sobre as divindades, elementos rituais, saudações, à luz da cultura yorùbá e muito mais.”

“Noções sobre o idioma yorùbá e sua aplicação prática no Candomblé.”

 

SOBRE O AUTOR

Márcio de Jagun é Bàbálórìṣà do Ilé Àṣẹ Àiyé Ọbalúwáiyé, descendente da Casa de Òṣùmàrè, advogado, professor, escritor, consultor do Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões (PROEPER/UERJ), membro da Coordenadoria de Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/UFRJ), foi apresentador do Programa Ori na Rádio Metropolitana/Rio 1090 AM e na TVC/Rio (canal 6 da NET). É conferencista, articulista e autor dos seguintes livros: Orí – a Cabeça como Divindade; Ewé, a Chave do Portal; e Candomblé: Casa de Santo, Casa da Gente. No ano de 2000, começou a militar no combate à intolerância religiosa e contra o clientelismo religioso, atuação que mantém até hoje. Foi um dos fundadores da Associação Nacional de Mídia Afro – ANMA, no ano de 2013. Ainda em 2013, foi convidado para as discussões de elaboração do Plano Curricular de Ensino Afro-Religioso da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Perguntas:  1 a 1 de 1
21/7/2018 19:0

Ainda tem no estoque? Agradecido, Manoel.

Manoel Caetano da Rocha Filho 

23/7/2018 9:19

Sim! Pode comprá-lo direto pelo link https://www.livrarialitteris.com.br/default.asp?produto/821 Ficamos a disposição Equipe Litteris