Álvaro Ricardo De Mello Gouveia
Sobre o autor

É membro da Academia de Letras de Jequié; da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, Brasília (DF); da Academia de Cultura da Bahia, Salvador (BA).
Como jornalista, colaborou no Jornal de Jequié, Labor, Sudoeste, Atual, Correio do Interior e Novos Tempos. Hoje possui uma coluna de português na revista Cotoxó.
Foi professor de Português, História do Brasil, Educação Moral e Cívica do Instituto de Educação Régis Pacheco. Lecionou Redação na Escola de Jornalismo Antônio Amaral; Português e Literatura no Centro Educacional Ministro Spinola: em Jequié (BA). Até hoje ministra aulas de Língua Portuguesa, Redação, Comunicação, Literatura Luso-Brasileira e Latim no Instituto de Ensino Álvaro Veiga.
Depois de longa ausência, em 2003, voltou a dedicar-se a artes plásticas. Produziu diversos quadros com vários padrões estéticos (figura humana, expressionismo, impressionismo, abstracionismo). Realizou diversas exposições
em Jequié. Atualmente, dedica-se à pintura hiper-realista.
Logrou o primeiro lugar com o quadro Sapiência, no Salão Regional de Artes Visuais, no concurso instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia em parceria com Secretaria de Educação e Cultura de Jequié, dezembro/2007.
Recebeu diversos prêmios literários em Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Como instrumentista, gaita e teclado, executa os dois ao mesmo tempo, pretende lançar futuramente um CD, destacando-se Ave- Maria, de Gounod; As Rosas não Falam, de Cartola; Ave Maria do Morro, de Herivelto Martins; Brasileirinho, de Waldir Azevedo; Felicidade, de Caetano Veloso; La Golondr ina , de Narciso Sevilla; dentre outras músicas.

Seus Livros